. 24 camarões VG
. sal e pimenta-do-reino moída na hora
. azeite extra virgem
. 1 kg de paglia & fieno frescos

 Molho de tomate e manjericão:

. 1 kg de tomates maduro
. 2 dentes de alho
. sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
. 1 pitada de açúcar
. folhas de 3 ramos de um amarrado de manjericão fresco (20 folhas)
. 5 colheres de sopa de azeite extra virgem

Molho de queijos:

. 500 g de frango (carcaça, pescoço)
.1 bouquet garni (pequeno amarrado de rama de aipo, rama de alho-poró, sálvia,alecrim, e tomilho)
. 500 ml de creme de leite fresco
. 1 tablete de caldo de galinha
. 1/2 garrafa de vinho branco seco de boa qualidade
. 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
. sal a gosto 
. 150 g de queijo parmesão
. 150 g de queijo prato

 

 

Camarões:

Descasque os camarões e tempere-os com sal e pimenta. Em uma frigideira média, antiaderente, refogue o alho no azeite, acrescente, para fritar em fogo alto, 6 (seis) camarões de cada vez (para não dar água), 20 segundos de cada lado. Reserve.

Massa:

Cozinhe o paglia & fieno frescos em uma panela grande, com bastante água e sal a gosto, escorrendo quando a massa estiver ao dente. Não lave a massa. Reserve. 

Molho de tomate e manjericão:

Despele os tomates: dê dois talhos rasos em forma de cruz ao redor dos tomates e ferva-os por um minuto. Escorra os tomates e com a ponta de uma faquinha solte e retire as peles. Deixe esfriar.
Corte ao meio os tomates e retire o miolo e as sementes. Em seguida, corte-os em pedaços grandes, refogue, por alguns minutos, em azeite e alho. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente o açúcar, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos. Quando o molho estiver pronto e com consistência firme, desligue e acrescente as folhas de manjericão.

Molho de queijos:

Em uma panela média esquente 500 ml de água, colocando as partes de frango, o bouquet garni e o tablete de caldo de galinha. Após 15 minutos de fervura, acrescente o vinho branco.Deixe ferver em fogo baixo o tempo necessário para reduzir o volume de caldo à metade,retirando sempre com uma concha a gordura sobrenadante. Uma vez reduzido o caldo à metade, despreze os pedaços de frango. Passe agora todo o conteúdo da panela por um “chinois” (cone de aço inoxidável micro-perfurado), ou por uma peneira de malha bem fina. Volte o líquido coado para uma panela média limpa, e com o fogo apagado, junte o creme de leite fresco, o queijo parmesão e o queijo prato, mexendo sempre, de forma a obter uma consistência levemente cremosa. Reserve o molho.

Montagem do prato:

Imediatamente, cuidando para que a massa não esfrie, faça com um auxílio de um garfo grande, uma trança de paglia & fieno, dispondo-a em forma de anel no centro do prato. Em seguida, coloque os camarões refogados apoiados na borda do prato. Regue a trança com um fio de molho de queijos. Acrescente o molho de tomate e manjericão sobre a massa e os camarões. Leve o prato à salamandra para dourar levemente.