1 kg de peito de frango limpo, sem pele e sem osso, moído
200 g de cebola picada
2 dentes de alho cortados bem miúdo
100 g de farinha de rosca ou pão moído
3 ovos inteiros
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora, a gosto

Molho pomodoro:

1 kg de tomates maduros
2 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino, a gosto
1 pitada de açúcar
5 colheres de sopa de azeite extravirgem

Gnocchi de aipim:

2 kg de aipim cozido
100 g de mussarela ralada
200 g de ricota fresca
100 g de parmesão ralado na hora
200 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
1 ovo
1 pitada de noz moscada
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
1 colher de sobremesa de óleo (para a água de cozimento dos gnocchi) 

 

Polpettine:

Corte os filets de frango em pedaços grandes e leve a moer. Reserve.
Corte as cebolas e os dentes de alho e reserve.
Numa tigela misture tudo: o filet de frango moído, a cebola e o alho picados, os ovos inteiros, sal e pimenta-do-reino, a gosto. E no final a farinha de rosca, cerca de 100 g ou o suficiente para soltar das mãos quando enrolar em bolas pequenas (mini polpettas).
Passe manteiga nas palmas das mãos antes de enrolar os polpettinis.
Para grelhar, leve ao fogo baixo, em frigideira anti-aderente, utilizando um fio de azeite.

Molho Pomodoro:

Dê dois talhos rasos em forma de cruz ao redor dos tomates e ferva-os por um minuto. Escorra os tomates e com a ponta de uma faquinha solte e retire as peles. Corte ao meio os tomates e retire as sementes.
Em seguida, corte-os em pedaços grandes e refogue, por alguns minutos, em azeite e alho. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente o açúcar, misture, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos. Quando o molho estiver pronto e com consistência firme, descarte os dentes de alho.

Massa do gnocchi: 

Passe o aipim cozido na máquina de moer carne ou no espremedor junto com a ricota e a mussarela. Numa masseira ou à mão, junte o parmesão, a farinha de trigo e misture bem, garantindo uma mistura homogênea. Acrescente os temperos, o ovo, e a margarina e misture bem novamente. Separe a massa resultante em montinhos de cerca de 7 (sete) cm de diâmetro. Em uma mesa polvilhada de farinha de trigo e com o auxílio das palmas das mãos, transforme cada um dos montinhos de massa em rolinhos de 1(um) cm de diâmetro. Junte vários rolinhos, um ao lado do outro, e corte-os, com o auxílio de uma espátula, em pedacinhos (gnocchi) de 1,5 cm de comprimento.

Cozimento do gnocchi: 

Mantenha no fogo uma panela com 4 (quatro) litros de água, acrescidos de sal a gosto, e de 1 (uma) colher de sopa de óleo. Mantenha ao lado uma panela de água gelada. Quando a água ferver, coloque, aos poucos, os gnocchi na panela de água para cozimento. O cozimento é rápido e termina quando eles sobem para a superfície da água. Retire-os com o auxílio de uma escumadeira, e mergulhe-os imediatamente na panela de água gelada. Deixe-os permanecer ali por aproximadamente 10 (dez) minutos. Retire-os e reserve.

Montagem do prato:

Disponha o gnocchi em forma de círculo na parte mais externa do prato, e regue-a com molho quente de pomodoro, deixando no centro do prato. Leve ao forno ou salamandra. Após aquecimento, disponha os polpettini no centro do prato. Na hora de servir, ofereça queijo parmesão ralado.