60g de batata binge
Tomilho desfolhado
250ml de leite
10g de manteiga
10g de farinha de trigo
Sal
Queijo parmesão ralado
300g de paleta de javali
50g de cenoura em cubos grandes
50g cebola em cubos grandes
50g de alho poro em cubos grandes
50g salsão em cubos grandes
150ml de vinho branco seco
2 anis estrelados
100g de damasco turco
1 cabeça de alho
100g de açúcar
280g de fundo escuro
Pimenta branca quebrada
Pimenta preta quebrada
 

 

Javali:

Cortar a paleta de javali, transversalmente, em fatias de aproximadamente 10 cm. Deixar marinando na geladeira por 2 dias, com o alho poro, cebola, cenoura e salsão. Depois tempere o javali com sal e pimenta. Asse o javali marinado a 150 °C, juntamente com o vinho branco e o anis, completando com água até cobrir a carne. Tempo de forno: 6 a 8 horas.
Pasta de damasco
Cozinhar os damascos na água até que amoleçam bem. Após cozidos, processar os damascos, sem água, até que virem uma pasta homogênea.
Batata gratinada
Descasque a batata e corte em tiras longitudinais de 1 cm, aproximadamente. Cozinhe na água e leite até que fique al dente. Reserve.
Molho
Asse uma cabeça de alho, a 180°C, até que amoleça. Descasque o alho e refogue com o açúcar até obter um caramelo, acrescente o fundo escuro, até obter um molho consistente. Corrija com sal e em seguida peneire.
Bechamel
Derreta a manteiga em fogo brando. Em seguida, adicione a farinha, mexendo sem parar com o fouet. Após, mais ou menos, 1 minuto adicione o leite aos poucos, até obter um creme consistente. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem:

Batata
Coloque em uma forma untada a primeira fatia de batata. Regue com o bechamel e tempere com as folhas de tomilho e um pouco de parmesão ralado. Repita o processo até obter a altura desejada (aproximadamente 8 cm). Leve ao forno para gratinar, a 180 °C.
Javali
Coloque sobre a fatia de javali a pasta de damasco. Decore com um anis estrelado e com as pimentas quebradas. Leve ao forno para gratinar a 180 °C.
Finalização
Retire o javali gratinado e coloque no centro do prato, regue com o molho, ao lado, coloque a batata gratinada. Decore com um ramo de tomilho e um fio de azeite de oliva.