Porção para 6 pessoas
É necessário ter uma paellera de uns 35 cm. De diâmetro, pode ser uma frigideira com esse tamanho
1k de lula pequena
1/2k de arroz parbolizado
Tinta de lula, pode ser retirada da lula fresca ou comprar desidratada, cerca de 8 gramas se for desidratada, se for fresca uma xícara de chá misturada com água
Salsinha bem picada
6 dentes de salsa picada
35g de alho picados ou fatiados

Temperos:

100ml de azeite de oliva
Pimenta calabresa, à gosto
Sal à gosto  

 

Fritar as lulas, com pouco azeite, afastando para as laterais e retirando os tentáculos mais expressivos e algumas lulas para enfeitar a paella, não esquecer de ir salgando cada item, à gosto. Em seguida fritamos a salsa, afastando também, e finalizamos esta etapa refogando o alho até ficar bem amarelinho. A partir deste momento temperamos a pimenta, sempre com cuidado. Um pimentão vermelho, frito ou assado em fatias pequenas (sem semente) para enfeitar o prato.
Vertemos o caldo com a tinta da lula, enchendo até quase a borda (asta los clavos), passando para fogo alto, e deixamos ferver por pelo menos 15 minutos. "É importante que, a esta altura, a paella esteja toda fervendo por igual. Não deve ser mexida a mistura, o caldo trabalha por si só. Em seguida, colocamos o arroz em cruz, em toda extensão da paella, e esperamos ficar pronto, de preferência um pouco durinho.
  
Finalização:

Quando o arroz estiver ficando pronto é hora de começar a desenhar a paella, enfeitando com as lulas (uma para cada porção), o pimentão vermelho e salsinha crua bem picada, etc. Espalhar algumas rodelas de limão. Quando o arroz estiver ao ponto, desligar, e cobrir a paella com alguns galhos de alecrim ou tomilho e abafar com papel absorvente, tipo jornal, esperar uns 15 minutos e servir.