Conceito do Prato:

O ossobuco, um prato clássico na França consumido pela elite e por nós menosprezado.  O ossobuco é acompanhado por uma polenta cremosa bastante consumida pelos descendentes italianos. Nós capixabas demos um toque especial com queijo Resteia, produzido em Venda Nova do Imigrante na região de montanhas do nosso estado. Dando a polenta um toque defumado, e para agregar mais sabores vamos finalizar a polenta com azeite trufado.

 

INGREDIENTES OSSOBUCO:                                                     

01 – Corte de ossobuco bovino de 300g

02 – Cebolas grandes cortadas em 4 partes

03 – dentes de alho médios

200 ml de molho de tomate

500 ml de vinho tinto

20 ml de azeite

500 ml de agua

Sal e pimenta do reino a gosto

 

INGREDIENTES DA POLENTA CREMOSA:

100g DE FUBA

300ml DE ÁGUA

10g DE ALHO PICADO

20g DE MANTEIGA

20g DE QUEIJO RESTEIA RALADO

10ml DE AZEITE TRUFADO

SAL E PIMENTA DO REINO A GOSTO

MODO DE PREPARO DO OSSOBUCO:

EM UMA VASILHA COLOQUE O OSSOBUCO COM TODOS OS INGREDIENTES (CEBOLA, ALHO, VINHO E PIMENTA) EXCETO O MOLHO DE TOMATE. DEIXE MARINANDO POR 02 HORAS.

PASSADO ÀS DUAS HORAS, EM UMA PANELA COLOQUE O AZEITE PARA ESQUENTAR, EM SEGUIDA ADICIONE SÓ A CARNE QUE ESTÁ MARINADA PARA UMA FRITADA (SELADA) EM FOGO ALTO POR APROXIMADAMENTE 5 MINUTOS. O RESTANTE DA MARINADA, (O MOLHO DE TOMATE SAL E AGUA) DEIXE COZINHAR POR 40 MINUTOS NA PRESSÃO EM FOGO MÉDIO PARA BAIXO, ADICIONANDO AGUA NO DECORRER DO COZIMENTO. QUANDO A CARNE ESTIVER SOLTANDO FACILMENTE DO OSSO PROVE O SAL E A PIMENTA.

 

MODO DE PREPARO POLENTA

EM UMA PANELA COLOQUE A MANTEIGA PARA AQUECER E ADICIONE O ALHO PARA DOURAR EM FOGO ALTO POR 02 MINUTOS ATÉ DOURAR, ADCIONE A AGUA DEPOIS O FUBÁ E MECHA SEM PARAR  COLOQUE O SAL, A PIMENTA E O QUEIJO, COZINHE POR 10 MINUTOS EM FOGO MÉDIO PARA BAIXO.

O AZEITE TRUFADO É COLOCADO NA MONTAGEM DO PRATO (um fio de azeite em cima da polenta)