. 250 g de lombo de bacalhau seco Porto Imperial Ghadus Morhua*

. 1 cebola pequena cortada em Juliana (tiras finas)

. 40 g de champignon fatiado

. 40 g de broto de alfafa

. 5 flores de brócolis (aproximadamente 200 gr)

. 250 g de batata

. 1 colher de sopa de margarina

. 80 ml de leite

. 7 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

.20 g azeitonas pretas portuguesas fatiadas

. 80 ml de vinho do Porto

. 1 colher de café de farinha maisena

. 20 gr de queijo parmesão ralado

. 3 anéis de pimentão vermelho

. sal q.b.
 

 

* Para demolhar, colocá-lo em recipiente com 3 litros de água, com a pele para cima, na geladeira, durante 48 horas. Trocar a água 3 vezes ao dia.

 
Cozinhar a ½ berinjela por aproximadamente cinco minutos. Após, retirar toda a sua polpa. Reservar. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau cru e desfiar. Numa panela, dourar bem a cebola no azeite de oliva. Após, adicionar o bacalhau, mantendo o fogo baixo. Refogar rapidamente. Num recipiente separado, misturar bem o requeijão com o molho branco e após, juntar com a cebola e o bacalhau, envolvendo bem. Desligar o fogo. Temperar com a pimenta e corrigir o sal. Rechear a berinjela com a mistura, polvilhar com aproximadamente 10 gr de queijoCozinhar as batatas e fazer um purê com a margarina, o leite e o sal suficiente. Reservar. Cozinhar os brócolis e reservar. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau cru e cortar em iscas de mais ou menos 2 cm. Numa frigideira anti-aderente, dourar bem a cebola no azeite de oliva. Após, adicionar o bacalhau, envolvendo bem e, logo em seguida, adicionar o champignon. Dissolver a maizena no vinho do Porto e misturar com o bacalhau e o champignon, deixando ferver tudo por mais 5 minutos. Por último, adicionar as azeitonas, desligar o fogo e reservar. Numa frigideira pequena, misturar o purê de batata com 2 brócolis triturados, envolvendo bem. Com o auxílio de um saco de confeiteiro, formar 3 montinhos de purê, polvilhar com o queijo ralado e gratinar.

Montagem:

Num prato individual, dispor o bacalhau no centro do prato rodeado pelos brotos de alfafa. Ao redor, intercalar os 3 brócolis com os 3 anéis de pimentão, dentro dos quais serão colocados os 3 montinhos de purê verde gratinado.