MORANGA RECHEADA COM FRANGO E REQUEIJÃO

 

1 moranga madura
1 frango cortado em cubos
1/2 kg de requeijão em barra da roça
1 lata grande de palmito picado
100g de azeitonas pretas picadas
300ml de polpa de tomate concentrado
150g de queijo Minas ou queijo parmesão ralado
150ml de leite
1 colher de sopa de Maizena
2 colheres de sopa de tempero Xapuri
3 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 cebola grande ralada
1 xícara de chá de mel puro
1 colher de sopa de manteiga
Cheiro verde e pimenta à gosto
Água fervente
 

 

Frango:

Picar o frango, temperar com tempero Xapuri e fritar até dourar. Acrescentar a cebola e continuar dourando. Depois de bem dourado acrescentar a água fervente para cozinhar. Depois do frango cozido, coar o caldo e reservar. Picar em cubos todas as partes carnudas do frango, desprezando as partes sem carne (pés, pescoço, etc, que devem ser cozidos juntos somente para enriquecer o sabor).

Recheio:

Em uma panela, aquecer a manteiga e colocar a cebola ralada para dourar. Acrescentar a polpa de tomate e o caldo de frango e deixar ferver, colocar o palmito, o frango picado e a azeitona. Diluir a maizena no leite e acrescentar ao molho e deixar cozinhar. Colocar cheiro verde picado e pimenta à gosto, conferir o sal.

Moranga:

Fazer um círculo na parte superior da moranga e retirar toda semente e miolo. Envolvê-la em papel alumínio e levar ao forno até cozinhar. Retirar do forno e aguardar esfriar.
 

Montagem:

Espalhar no interior da moranga o requeijão, e distribuir uniformemente o recheio. Besuntar com mel a parte externa da moranga e com uma seringa injetar mel na polpa, colocar em uma assadeira e levar ao forno para derreter o requeijão. Servir decorado com galhos de "oro-pro-nobis" e flores do campo. Acompanhamentos: arroz com brócolis, arroz com legumes ou arroz com espinafre e batata frita.