GNOCCHI

INGREDIENTES
1,5 kg de batata Asterix (8 unidades médias)
Duas gemas
Uma xícara (chá) de farinha de trigo Grano Duro
Sal a gosto
Farinha de trigo para polvilhar a bancada de trabalho

MODO DE PREPARO

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 2 colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
  4. Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal.
  6. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e duas assadeiras com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada. Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.
  7. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo ou azeite.

RAGU
500 gramas de acém ou coxão mole de gado Premium (Angus) cortados em cubos grandes
2 cenouras raladas
2 cebolas raladas
2 talos de aipo
4 dentes de alho picadinhos
1 bouquet garni
1 xicara de café de farinha de trigo
1 calice de azeite
Sal e pimenta do reino
4 latas pequenas de pomodoro pelatti
2 medidas da lata de vinho tinto
1 medida da lata de água
1 queijo Camembert redondo
1 cebola cortada finamente
1 xicara de café de açúcar mascavo
1 colher de sopa de shoyo
100 gramas de bacon ou panceta em cubinhos

 

MANEIRA DE FAZER:

 
Selar  os cubos de carne, tempera-los com sal e pimenta do reino e passa-los em farinha de trigo. Retirar o excesso e reservar.
Fazer um sofrito de cebola, alho, cenoura e aipo no azeite até caramelizar o fundo da panela (salgar também o sofrito).
Deglaçar a panela com vinho tinto, acrescentar a carne, colocar o tomate pelado, o restante de vinho e a água e ajustar sal.
Cozinhar 50 minutos em pressão ou 3 ½ horas em panela de ferro tampada.
Após o cozimento, desfiar com garfo os cubos de carne e reincorporar ao molho, retirando o bouquet-garni. Testar sal e pimenta do reino.
Em caçarola, encorporar o molho suavemente ao gnocchi.
Caramelizar  1 cebola em açúcar mascavo e shoyo e fritar os cubinhos de bacon até tostarem bem.
Abrir uma tampa no Camembert e cobrir a parte maior com aa cebola e o bacon, colocar a tampa por cima da cobertura e levar ao forno alto até gratinar e ficar bem mole (por volta de 5 minutos a 220 graus).  Montar os pratos com o gnocchi ao ragu e com o auxilio de uma espátula colocar o camembert gratin ao lado. Decorar com erva fresca (salsa, tomilho ou manjericão) e servir em seguida. Disponibilizar Grana Padanno ralado na hora para o Gnocchi.