PARA O GNOCCHI:
- 01k de batatas orgânicas
- 250g de farinha de trigo orgânica peneirada
- 01 ovo orgânico
- 01 pitada de sal marinho
PARA O MOLHO PESTO:
- 15g de pinoli
- 02 dentes de alho descascados
- 01 xícara de folhas de manjericão ‘gigante’
- 01 xícara de queijo tipo parmesão
- Aproximadamente 120ml de azeite extra-virgem e sal grosso
PARA O GNOCCHI:
- Cozinhe as batatas e retire a casca. Em seguida, esprema-as utilizando o espremedor de batatas e deixe esfriar. Acrescente a farinha, o sal, o ovo inteiro. Trabalhe rapidamente e forme uma bola.
- Corte em tiras e faça ‘cobrinhas’ cortando em pedacinhos de 02 cm, passe no "garfo", para marcar os ‘gnocchi’ e criar texturas para maior aderência do molho. Cozinhe em água fervendo com sal e escorra.
PARA O MOLHO PESTO:
- Desfolhe o manjericão, lave e enxugue as folhas. Em um liquidificador, bata os ‘pinoli’ junto ao alho, acrescente as folhas de manjericão, em seguida o azeite, vá acrescentando até conseguir bater sem dificuldade, junte o parmesão e por último o sal, bata sempre com intervalos, ligando e desligando o liquidificador, para que não aquecer o ‘pesto’.
- Depois de pronto, pode ser conservado em geladeira, armazenado em vidros esterilizados, ou no freezer. Não aqueça o ‘pesto’, coloque o molho no fundo do prato de servir e misture ao ‘gnocchi’. Ou coloque um pouco da água quente do cozimento da massa – para diluir o ‘pesto’ – em seguida colocar na massa, já escorrida, e servir.