440g de frango limpo (02 peitos)
30g de shiitake (06 cabeças)
1 copo de creme de leite (tipo requeijão)
3 col de sopa de geleia de damasco
1 copo de vinho branco (tipo requeijão)
350g de arroz arbóreo (2 copos)
1 cebola picada (30g)
Caldo de frango (até dar o ponto no arroz)
100g de queijo brie picado
1 col de sobrem. de papoula
5 col de sopa de caldo de frango
1 col de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto (para temperar o frango e o shitake)

 

Frango:

Pegar o frango, abri-lo ao meio, bater e temperar com sal e pimenta a gosto. Fritar ou grelhar os shiitakes passados na manteiga temperá-los com sal e pimenta a gosto. Cortar o shiitake ao meio e rechear. Prender com 3 palitos de mesa. Grelhar ou fritar pincelados com manteiga em fogo brando de maneira que não fique cru por dentro. Cortar envezados e reserva-los.

Arroz:

Em uma panela, adicione uma colher de manteiga e uma de azeite. Em seguida, acrescente a cebola picada. Ao murchar a cebola, acrescente o arroz arbóreo e o sal e refogue-º Quando estiver no ponto (bem seco), acrescentar o vinho, sempre em fogo muito baixo, até obter esta redução. Em seguida, acrescente o caldo de frango (de preferência não industrializado); continue adicionando o caldo de frango até o arroz ficar al dente. Reserve-o. Em uma outra panela, adicione 1 copo de caldo de frango e 01 copo de creme de leite. Adicione também o queijo brie. Deixe ferver até o queijo derreter, acrescente o arroz reservado e cozido até obter um arroz cremoso, se for necessário acrescente mais caldo de frango.

Molho:

Em uma outra panela pequena, adicione três colheres de geléia de damasco mais 03 colheres de caldo de frango. Deixe reduzir um pouco em fogo baixo e reserve-o.

Montagem do prato:

Em um prato grande, adicione o arroz no centro do prato. O frango já cortado em volta desse arroz, fazendo meia-lua. Adicione o molho de damasco em volta do arroz, um pouco em cima do frango e semente de papoula ao redor do arroz e por cima do molho.