· 400 g de riso arbóreo
· 200 g de cogumelos de Paris frescos
· 4 dentes de alho
· 1 cebola média
· 1 pimentão vermelho médio
· 1 molhe de nirá
· ervas frescas: tomilho, orégano – 3 ramos de cada
· 200 ml de azeite extravirgem italiano
· 100 g de manteiga sem sal
· 200 ml de vinho branco seco
· 100 g de queijo parmesão ralado
· sal a gosto
· pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
· 500 ml de caldo básico de frango
· 200 g de presunto tipo Parma fatiado bem fino 

 

Leve as lâminas de presunto ao forno médio e deixe ficar crocante. Retire do forno e, após esfriar, quebre as lâminas em pedaços pequenos formando os “crisps de panceta”.
Pique os dentes de alho em lâminas finas. Reserve. Descasque e processe a cebola de forma que fique bem picada Reserve.

Lave o pimentão, corte ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos de cerca de 1cm de lado. Leve ao forno para assar após regar com azeite e salpicar as ervas frescas. Reserve.
Lave, escorra e fatie os cogumelos em lâminas finas. Reserve.

Lave, escorra e corte o nirá em pedaços de 2 cm de comprimento. Reserve. Numa panela, de preferência, baixa e larga, coloque metade da manteiga para derreter. Junte a cebola picada e refogue até que se evapore toda a água, sem deixar a cebola começar a dourar. Junte o riso, e sempre mexendo, deixe fritar por uns 3 minutos, em fogo médio.

Acrescente o vinho branco e, sempre mexendo, deixe evaporar completamente. Acrescente uma concha de caldo de frango, mexa até que o líquido seja totalmente absorvido. Junte mais caldo e continue mexendo. Repita esta operação até o ponto de cozimento do riso. Desligue. É importante que termine bem molhado de caldo.

Acrescente o restante da manteiga e o parmesão ralado. Mexa rapidamente, corrija o sal se necessário e sirva imediatamente. Após servir os pratos, ofereça os crisps de panceta para polvilhar.

Descrição:

Risoto de cogumelos frescos e nirá salteado em azeite e lâminas de alho, cubinhos de pimentão vermelho desmaiados com ervas no forno e crisps de panceta.