CREPE DE FRANGO, CAMARÃO E ABACAXI, AO MOLHO DE CAPIM LIMÃO

 

(16 crepes – 4 pessoas)

Massa da crepe:

. 125g farinha de trigo
.2ovos
. 400 ml de leite
. 1 1/2 colheres de sopa (rasa) de manteiga   

Recheio:

(4 pessoas)
. 2 filets de frango, limpos
. 24 camarões de tamanho médio
. 2 fatias de abacaxi fresco, picadas
. sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
. 1 cebola média
. azeite e manteiga, para o refogado   

Molho:                        

. 1 rama de capim limão
. sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
. 1 cebola média
. 200 ml de creme de leite fresco
. 200 ml de leite
. ½ colher de sopa de açúcar
. 1 pimenta dedo-de-moça, lavada, sem semente, passada num ralador fino
. azeite e manteiga, para o refogado
. 1 alho-poró de tamanho médio para decorar                                         

 

Coloque num liquidificador, a farinha de trigo, os ovos e o leite. Bata até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma vasilha de louça e reserve.
Derreta a manteiga e junte-a a mistura, mexendo delicadamente. Espere desaparecer a espuma que se formou pela ação do liquidificador.

Aqueça uma frigideira não aderente e de borda baixa ou inclinada, com 10 cm de diâmetro no fundo. Derrame a massa de crepe (conteúdo de uma concha pequena cheia) na frigideira de forma a cobrir todo o fundo com uma fina camada da massa. Em fogo médio, frite a crepe até o aparecimento dos sinais de tostamento. Com uma espátula inverta a crepe na frigideira para uma leve fritura do outro lado. Transfira as crepes para um prato raso formando uma pilha.
Cubra com um pano e reserve.

Descasque a cebola, pique bem miúda e reserve.
Limpe os filets de frango e corte-os em nacos pequenos. Tempere-os com sal e pimenta e reserve. Limpe os camarões, tempere-os e reserve.
Numa frigideira anti-aderente, aqueça o azeite, derreta a manteiga e junte a cebola a dourar. Em seguida, acrescente os nacos de frango, deixando-os fritar até que dourem. Acrescente os camarões e o abacaxi picado, deixando-os refogar por cerca de 2 minutos, até ficarem ao dente. Reserve.

Aqueça o azeite, derreta a manteiga e leve a cebola, bem picada, a dourar. Em seguida acrescente o capim limão cortado em rodelas e deixe apurar. Em fogo brando, acrescente o leite e o açúcar. Bata tudo no liquidificador, em seguida passe o molho no chinois. Para ajustar o ponto, acrescente no final, em fogo brando, um pouco de creme de leite fresco e as faisquinhas da pimenta dedo-de-moça. 

Montagem do prato:

Coloque o recheio no centro da massa de crepe, já pronta. Dobre a massa em quatro, formando um triângulo. Sirva dois triângulos de crepe/ prato, cubra com o molho e leve a dourar levemente, em salamandra, até que apareçam os primeiros pontos dourados.
Enfeite o prato com o alho-poró cortado em rodelas finas, fritas, douradas.