COSTOLETTA DI CINGHIALE

 

4 folhas de louro
12 raminhos de tomilho fresco
6 raminhos de alecrim fresco
12 raminhos de salsinha
4 dentes de alho bem picados
8 costeletas de javali
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
350 ml de vinho branco seco
2 cenouras grande picada em cubos
2 cebolas picadas em cubos
2 tomates picados em cubos
2 talos de aipo cortado em cubos
1 alho cortado em rodelas de 1 cm
1 fio de azeite de oliva

Risoto:

2 xícaras de arroz arborio ou carnaroli
4 colheres de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola finamente picada
1/2 xícara de vinho branco seco
4 a 6 xícaras de caldo de legumes
100 g de queijo gorgonzola macio
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino
 

 

Esmigalhe as folhas de louro e pique as ervas frescas. Misture com as mãos as ervas e esfregue-os por toda a superfície das costeletas. Arrume-as numa travessa e tempere com a pimenta-do-reino, e regue com 250 ml de vinho branco, deixe-as, tampadas na geladeira por no mánimo 12 horas. Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Salgue a gosto. Disponha todos os vegetais no fundo da assadeira com as costeletas sobre. Cubra com papel alumínio e asse por cerca de 55 minutos, virando-as para que dourem por igual. Quando prontas reserve as costeletas de javali aquecidas e faça o molho com os vegetais aromáticos que ficaram na assadeira.
Leve o tabuleiro sobre uma boca de fogão e raspe o suco concentrado do fundo da assadeira com o vinho branco restante. Passe por uma peneira estes vegetais e sucos, leve novamente ao fogo e reduza por 5 minutos. Corrija o sal, adicione mais pimenta e sirva com a carne.
Modo de Preparo do Risoto:
Aqueça bem uma panela e coloque 4 colheres de azeite. Assim que borbulhar, acrescente a cebola e refogue em fogo médio até ficar transparente. Adicione o arroz e refogue por 5 minutos para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho branco e deixe que o arroz o absorva. Adicione duas conchas do caldo fervente e misture até que o caldo seja absorvido. Coloque mais caldo e repita o processo por cerca de 14 minutos, testando regularmente o ponto do arroz. Se estiver utilizando caldo caseiro, coloque um pouco de sal, após 8 minutos de cozimento. Quando o arroz estiver al dente verifique que restou uma película de caldo na superfície do risoto, caso contrário adicione mais um pouco de caldo. Teste o sal. Coloque um pouco de pimenta-do-reino. Apague o fogo e adicione o gorgonzola cortado em pequenos pedaços, o parmesão e a manteiga. Misture vigorosamente. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 3 minutos. Sirva com as costeletas e o molho do assado.