Coxa e sobre coxa de galinha caipira ou galo
3 cenouras picadas
3 cebolas picadas
Vinho tinto
Conhaque
Farinha de trigo
1 talo de aipo
Cogumelo-de-Paris
1 pitada de açúcar
Bacon
èchalotes
Manteiga
Salsinha
Tomilho, alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 Kg de farinha de trigo
10 ovos
500 ml de água
500 ml de suco de cenoura
Sal, pimenta e nóz moscada a gosto
Cogumelos paris em cubos médios
Alecrim
Bacon em cubinhos pequenos
Azeite de oliva

Coloque coxas e sobrecoxas da ave para marinar durante 24 horas em um recipiente com vinho tinto, cenoura, cebola, aipo, salsa e tomilho. Depois desse tempo, retire os pedaços do galo ou galinha e peneire o molho. Separe a parte líquida e deixe ferver. Em outra panela, coloque os legumes que estavam na marinada para refogarem.
Em uma frigideira, comece a dourar a ave e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Coloque conhaque e flambe a carne. Coloque um pouco de farinha por cima e depois misture novamente na panela com os legumes. Na panela onde estava a parte líquida da marinada, retire as impurezas de tempero que estão por cima do galo com uma escumadeira. Depois de limpo, adicione o molho já fervido também na panela da ave com os legumes e deixe durante uma hora e meia.
Enquanto o molho fica pronto, cozinhe os cogumelos em uma frigideira e as cebolinhas com manteiga e um pouco de açúcar, para caramelizarem. Tempere os cogumelos com sal a gosto.
Retire os ossos da ave e coloque a carne no prato em que vai servir.
Misture todos os ingredientes. Em uma panela funda coloque água para ferver sem borbulhar demais. Com o aparelho próprio para spatzle cozinhe a massa na água e retire os spatzles diretamente para água com gelo. Retire os spatzles da água. Salteie os cogumelos em azeite de oliva bem quente, tempere com sal, pimenta e alecrim. Frite o bacon até ficarem bem crocantes.
Misture o spatzle com os cogumelos, o bacon e o alecrim. Sirva sob o coq au vent bem quente.