Gnocchi:

1/2 Kg de aipim cozido
100 g de mussarela ralada
100 g de ricota fresca
100 g de parmesão ralado na hora
150 g de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sobremesa de óleo
1 ovo
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Rangu de Javali:

1 Kg de costelinha de javali
1 cenoura grande
1 aipo
1/2 pimentão vermelho pequeno
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 taça de chianti
taça de vinho branco seco
200g de manteiga sem sal
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

 

 

Massa do Gnocchi:

Passe o aipim cozido numa peneira (ou espremedor) junto com a ricota. Junte a mussarela e o parmesão e misture bem. Junte a farinha de trigo e misture bem, sempre usando as mãos garantindo uma mistura homogênea. Acrescente os temperos, o avo, e a manteiga e misture novamente. Separe a massa resultante em montinhos de cerca de 7 cm de diâmetro. Em uma mesa polvilhada de farinha de trigo com o auxílio das palmas das mãos, transforme cada um dos montinhos de massa em rolinhos de 1 cm de diâmetro. Junte vários rolinhos, um ao lado do outro, e corte-os, com o auxílio de uma espátula, em pedacinhos (gnocchi) de cerca de 1,5 cm de comprimento.
Cozimento do gnocchi:
Mantenha no fogo uma panela com 4 litros de água, acrecidos de sal a gosto, e de 1 colher de sopa de óleo. Mantenha ao lado da panela de água gelada. Quando a água ferver, coloque, aos poucos, os gnocchi na panela de água para cozimento. O cozimento é rápido e termina quando eles sobem para a superfície da água. Retire-os com o auxílio de uma escumadeira, e mergulhe-os imediatamente na panela de água gelada. Deixe-os permanecerem ali por aproximadamente 10 minutos. Retire-os e acondicione-os em tabuleiro untando com óleo. Reserve

Rangu de Javali:

Tempere o javali com sal, pimenta, 1 dente de alho picado e o vinho branco. Coloque os pedaços de costela de javali em uma assadeira untanda com manteiga e asse por cerca de 30 min em forno alto (250 C). Depois de pronto, e frio descarne as costelas, pique em pedacinhos de 0,5 cm. Pique do mesmo tamanho: o aipo e a cenoura. O Pimentão limpo (com miolo), a cebola e dois dentes de olho. Refoque o javali em uma frigideira com 1 colher de manteiga. Acrescente o restante da manteiga e espere apurar.
Cubra com o ragu, bem quente, cada prato já montado com uma porção de gnocchi de aipim. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura máxima por três minutos.

Decoração:

Decore os pratos com um raminho de tomilho fresco, ofereça queijo parmesão ralado na hora