CAMARÃO DO BARÃO

 

Camarões graúdos (VG) com ervas aromáticas e temperos frescos em molho suave de vinho Chardonnay e crème fraîche (creme de leite fresco). Acompanha arroz de passas brancas e pot-pourri de legumes concassé.

 

5 camarões graúdos (VG)
30 gramas de cebola em cubos pequenos
15 gramas de alho-poró em cubos pequenos
15 gramas de aipo em cubos pequenos
50 gramas de manteiga
50 ml de vinho Chardonnay
200 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino branca a gosto 

Acompanhamentos:

150 gramas de arroz cozido
25 gramas de passas brancas sem caroço
¼ xícara de couve-flor cozida em cubos médios
¼ xícara de brócolis cozido em cubos médios
¼ xícara de chá de cenoura cozida em cubos médios
¼ xícara de chá de chuchu cozido em cubos médios
25 gramas de manteiga
25 ml de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

 

Descasque os camarões, corte as costas e retire as vísceras. Em fogo médio para alto, coloque a cebola numa frigideira e a deixe suar, refogando-a até ficar translúcida. Coloque o camarão, o aipo e o alho poro e deixe cozinhar por, aproximadamente, 5 minutos. Em seguida, deglaceie com o vinho branco. Deixe o vinho reduzir a ¼ do volume e acrescente o creme de leite fresco. Ajuste o sal e a pimenta e deixe cozinhar por mais 4 minutos.
  

Em uma frigideira em fogo médio salteie as passas na manteiga, acrescente o arroz e ajuste o sal. Deixe a mistura até esquentar. Em outra frigideira, salteie os legumes no azeite e ajuste o sal e a pimenta.

Montagem:

Coloque no centro de prato dois semi-círculos, um com o arroz e as passas e o outro com o pot-pourri de legumes. Disponha os camarões ao redor e coloque sobre eles o molho resultante da cocção. Decore com salsa crespa e um pouco de salsa lisa picada e ½ tomate cereja.