BARCAÇA DE BACALHAU

 

· 160 g de lombo de bacalhau seco Porto Imperial *
· ½ cebola média cortada em Juliana (tiras finas)
· 2 colheres de sopa de requeijão cremoso tipo catupiry
· 6 colheres de sopa de azeite de oliva
· ½ berinjela cortada no comprimento
· 4 ervilhas tortas
· 150 g de batata cozida e ralada
· 30 g de queijo parmesão ralado
· 3 azeitonas pretas portuguesas
· 1 pimenta malagueta aberta em flor
· 2 colheres de sopa de molho branco **
· sal e pimenta do reino q.b. 

 

* Para demolhar, colocá-lo em recipiente com 3 litros de água, com a pele para cima, na geladeira, durante 48 horas. Trocar a água 3 vezes ao dia.

** Receita básica: numa panela pequena, derreter 1 colher rasa de sopa de margarina e dourar 1 colher de sopa de farinha de trigo. Misturar lentamente 150 ml de leite, mexendo sempre para que fique cremoso. Corrigir o sal. Retirar do fogo e acrescentar 1 colher de sopa de nata (creme de leite).

Cozinhar a ½ berinjela por aproximadamente cinco minutos. Após, retirar toda a sua polpa. Reservar. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau cru e desfiar. Numa panela, dourar bem a cebola no azeite de oliva. Após, adicionar o bacalhau, mantendo o fogo baixo. Refogar rapidamente. Num recipiente separado, misturar bem o requeijão com o molho branco e após, juntar com a cebola e o bacalhau, envolvendo bem. Desligar o fogo. Temperar com a pimenta e corrigir o sal. Rechear a berinjela com a mistura, polvilhar com aproximadamente 10 gr de queijo ralado e gratinar. Enquanto isso, numa frigideira pequena untada com azeite de oliva, misturar a batata ralada com o restante do queijo ralado, fazendo uma pequena tortinha e dourando dos dois lados. Saltear na manteiga as ervilhas tortas.

Montagem:

Num prato individual, dispor a berinjela recheada decorada com as azeitonas e a pimenta em flor, a tortinha de batata e as ervilhas tortas.