BACALHAU DO POPEYE

 

250 g de bacalhau do lombo (Porto Imperial)*
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
100 g de espinafre cru limpo
70 g de arroz cru tipo 1 longo fino
150 ml de água
1/2 cebola pequena
1 colher e meia de sopa de margarina
1 colher de sopa de maizena
100 ml de leite
1 colher e meia de sopa de nata
5 azeitonas pretas portuguesas
sal q.b


* Para demolhar o bacalhau, colocá-lo em recipiente com 3 litros de água, com a pele para cima, na geladeira, durante 36 horas. Trocar a água no mínimo 6 vezes
 

 

Pimentões Assados:

Lavar bem os pimentões e assa-los com casca direto no fogo. Quando ficarem bem queimados, retirar do fogo, mergulhar em água fria e tirar a pele. Cortar no comprimento tiras de mais ou menos 2 cm de largura. Reservar.

Espinafre:

Cozinhar com pouca água, escorrer bem. Reservar.

Bacalhau:

Cozinhar o bacalhau durante 10 minutos, e após, retirar as espinhas e a pele e desmancha-lo em lascas. Reservar.

Molho de Natas com Espinafre:

Numa panela pequena, derreter a margarina e dorar a farinha. Misturar lentamente o leite, mexendo sempre para que fique cremoso. Acrescentar a nata e corrigir o sal. Após, juntar metade do espinafre já cozido e bater tudo no liquidificador. Reservar. 

Arroz Fantasia:

Cozinhar o arroz e reservar. Picar a cebola e doura-la em quatro colheres de sopa de azeite. Picar o restante do espinafre e duas tiras do pimentão vermelho e misturar a cebola, refogando. Juntar o arroz cozido e a mistura, envolvendo bem. Reservar

Montagem:

Num prato raso, dispor o bacalhau em meia lua e rega-lo com duas colheres de sopa de azeite de oliva. Enformar o arroz, colocando-o ao centro. Com as tiras dos pimentões, fazer rolinhos e dispor alternadamente na outra extremidade do prato. Aquecer o molho de espinafre e cobrir o bacalhau. Decorar com as azeitonas portuguesas.
</subtitulo>