200 g de lombo de bacalhau seco Gadus Morhua *
½ cebola média cortada em Juliana (tiras finas)
1 palmito orgânico inteiro
1 colher de chá de açafrão da terra
3 colheres de sopa de batata palha bem fininha
4 flores de brócolis
6 cenouras baby
5 azeitonas pretas portuguesas
5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal q.b.
 

 


Retirar a pele e as espinhas do bacalhau cru e desfiar. Numa panela, dourar bem a cebola em 3 colheres de sopa azeite de oliva. Após, adicionar o bacalhau, mantendo o fogo baixo. Refogar rapidamente e reservar. Dissolver o açafrão da terra em 2 colheres de sopa de azeite e 1 de colher de sopa de água. Cortar uma rodela de palmito e reservar. Picar o restante do palmito e misturar ao açafrão. Juntar ao bacalhau, corrigir de sal, envolvendo tudo e levando ao fogo o tempo suficiente para aquecer. Cozinhar os brócolis e a cenoura ao vapor. Após, saltear no azeite de oliva.
 

Montagem:

Com o auxilio de um anel de aço inox (9 cm de diâmetro x 9 cm de altura), colocar em camadas a batata palha seguida do refogado de bacalhau. Decorar a torre com a rodela de palmito e uma azeitona. Após a retirada do aro, dispor ao redor as azeitonas, os brócolis e as cenouras, alternadamente.
 

* Para demolhar, colocá-lo em recipiente com 3 litros de água, com a pele para cima, na geladeira, durante 48 horas. Trocar a água 3 vezes ao dia.