200 gr de lombo de bacalhau seco Ghadus Morhua *
½ cebola média cortada em Juliana (tiras finas)
½ pimentão verde
½ pimentão vermelho
50 g espinafre cozido
50 g de arroz parboilizado
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de sopa de molho branco **
1 colher de sobremesa de farinha de rosca
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
sal q.b. 

 

* Para demolhar, colocá-lo em recipiente com 3 litros de água, com a pele para cima, na geladeira, durante 48 horas. Trocar a água 3 vezes ao dia.

** Receita básica: numa panela pequena, derreter 1 colher de sobremesa de margarina e dourar 1 colher de sobremesa de farinha de trigo. Misturar lentamente 100 ml de leite, mexendo sempre para que fique cremoso. Corrigir o sal. Retirar do fogo e acrescentar 1 colher de sobremesa de nata (creme de leite).

 

Colocar o pimentão direto na boca do fogão e deixar assar até a pele ficar preta. Após, mergulhá-lo em água fria, retirar o queimado, abrir, limpar das sementes e cortar em tiras. Reservar. Retirar a pele e as espinhas do bacalhau cru e desfiar. Numa panela, dourar bem a cebola em 5 colheres de azeite de oliva. Após, adicionar o bacalhau, mantendo o fogo baixo. Refogar rapidamente. Adicionar metade das tiras dos pimentões (reservar o restante para decoração) e retirar de fogo. Reservar. Cozinhar o arroz. Quando estiver quase no ponto, dissolver o açafrão em 1 colher de azeite e misturar no arroz. Corrigir de sal.

Montagem:

Com o auxilio de um anel de aço inox (9 cm de diâmetro x 9 cm de altura), colocar em camadas o espinafre, seguido do refogado de bacalhau e coberto com molho de natas polvilhado com farinha de rosca. Levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 5 minutos ou até dourar. Na hora de servir, desenformar o bacalhau diretamente sobre o prato de mesa, retirando o aro delicadamente. Dispor o arroz ao açafrão em meia lua e decorar com algumas tirar de pimentão.