Primeiro vamos falar como começou a nossa Associação.
A idéia chegou com Danio Braga, em 1994 , em Petrópolis, com um grupo seleto de donos de restaurantes, que resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição.
Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, pois os pratos são de cerâmica, pintados a mão, cada um tendo a sua característica, por isso digna de ser colecionada - o Prato da Boa Lembrança.
Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, sempre guardamos um souvenir. Seja uma fotografia, um cartão ou um ticket usado. É um jeito simples de nunca esquecer bons momentos. Por que não fazer isso quando degustamos um prato criativo e bem preparado?
Missão
Promover e divulgar a diversidade da Gastronomia Brasileira através das peculiaridades regionais e do associativismo.
Restaurantes que primam pela qualidade gastronômica e excelência no atendimento. Estar em todos Estados do Brasil, com um número máximo de 99 associados.
Gerar e transmitir conhecimento através do intercâmbio de Chefs, produção literária, vídeos,enfim tudo que se relacione com a gastronomia de raiz.
Prato da Boa Lembrança
Representa a lembrança de um momento gastronômico especial (traduzido pela receita) e do ambiente (proporcionado pela estrutura física do associado e pelo destino turístico). Representar um grupo de restaurantes com perfis semelhantes e específicos que estimulam, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição - o Prato da Boa Lembrança.
O que é pré requisito para se tornar um associado:
Os candidatos a associados deverão ser pessoas físicas ou jurídicas, com capital nacional ou estrangeiro, que exerçam a atividade de quali-ficada gastronomia, sendo que seus proprietários deverão estar à frente do Restaurante. Representar e desenvolver sustentavelmente a boa gastronomia brasileira.
Ter no mínimo de três anos de funcionamento; Preencher formulário anexo;
Encaminhar à Secretaria da Associação um breve histórico do Restaurante, com descrição de seu perfil, especialidades, assim como fotos;
O proprietário do Restaurante deverá, necessariamente, estar à frente do negócio, sempre presente nas atividades diárias do Restaurante;