Catarinense e descendente de italianos, Francisco Ansiliero chegou à capital
federal em 1988, transferido de Rondônia, onde trabalhava no extinto Ministério
do Interior. Pouco tempo depois, deixou o serviço público para abraçar sua
verdadeira vocação: a gastronomia. Com o tino comercial apurado, Francisco
inaugurou seu primeiro restaurante em 22 de julho de 1988, na 402 Sul. “Na
época fiz uma avaliação da realidade gastronômica da cidade e percebi que
não tinham opções de restaurantes que oferecessem bacalhau e picanha de
qualidade a preços mais baratos”, lembra Ansiliero.
Ao longo dos anos, o pequeno restaurante cresceu, se firmou, e hoje conta
com uma rede de quatro casas. Atualmente, o nome Dom Francisco é uma
grife da alta gastronomia de Brasília e figura nos roteiros gastronômicos locais
e nacionais. Ao longo de sua trajetória, as casas conquistaram clientes fiéis,
aliando tradição e modernidade. Os cardápios oferecem pratos elaborados e
saborosos ao lado de uma bela carta de vinhos, diversas vezes premiada por
publicações nacionais. A picanha e o bacalhau são ícones consagrados, além
da incomparável farofa de ovos e as deliciosas sobremesas.
A tradição, no entanto, não está apenas nos pratos e na excelência no
atendimento ao cliente. A paixão do chef pela cozinha também é uma
aptidão da filha Giuliana, que tinha só 14 anos quando a casa da 402 Sul
foi inaugurada. Hoje, aos 38 anos, a filha Giuliana Ansiliero conta com a
experiência de 24 anos na rede, e dirige o Dom Francisco do ParkShopping e
da 402 Sul – o primeiro da rede, retomado em novembro de 2007 pela família
Ansiliero.
Em 2010, o Dom Francisco ganhou da vinícola espanhola Marqués de
Tomares, rótulo especial em homenagem aos 22 anos da rede. O vinho,
Crianza privado, 100% Tempranillo, é vendido somente nas casas.
Inaugurada em 1988, trata-se da primeira casa do grupo Dom Francisco. Foi
responsável por levar a gastronomia da capital federal a um novo patamar.
A diversidade dos azeites, o aceto balsâmico, o café espresso e as fartas
porções de salada formam um conjunto que até hoje dão cores únicas a este
emblemático e tradicional restaurante da cidade. A casa foi completamente
remodelada em dezembro de 2007 e, hoje, continua sendo referência tanto
pelo cardápio, como pela decoração e elegância de seu ambiente. Pelo site do
grupo, o cliente pode fazer uma visita “virtual” pelos espaços do restaurante,
assim como conhecer o cardápio da casa.