Manary

Responsável: Carla Bagnoli
Telefone: (84) 3204-2900
Site: http://www.manary.com.br/
Email: manary@manary.com.br
Horário de Funcionamento: Diariamente: das 12h as 16h (Almoço) e das 19h as 23h (Jantar). Somente com reserva.
Especialidade: Cozinha Contemporânea
Cidade: Natal/RN
Endereço: Rua Francisco Gurgel, 9067 - Ponta Negra


* Informações repassadas pelo restaurante.

O restaurante do Manary Praia Hotel, hoje denominado Manary – Gastronomia & Arte, foi inaugurado juntamente com o Hotel no dia 23 de dezembro de 1995. Naquela época Natal não era a metrópole cosmopolita de hoje, mas sim uma cidade provinciana, onde o hábito de “comer fora” não fazia parte da cultura e do dia a dia da sociedade local.
Na praia de Ponta Negra, situada a 12 km do centro de Natal não havia à época nenhum restaurante, apenas dois bares de praia, que serviam, sem grandes pretensões, pratos básicos e tira-gostos.

Como o Manary pretendia inicialmente atender apenas aos turistas, oriundos basicamente dos Estados do Sul e Sudeste do país, nossa intenção, desde o início, foi a aposta no oferecimento de frutos do mar (camarões, lagostas, etc) e alguns pratos típicos da culinária regional (paçoca de carne de sol, escondidinho, etc). Uma vez que a mão de obra disponível àquela época se restringia a cozinheiras talentosas como Marisonia.

Já no primeiro mês de funcionamento começamos a receber “contribuições” de clientes, entre eles alguns chefs de renome, como o caso de Paulo Guinle, à época dono do badalado Restaurante Martim Pescador de Florianópolis, que gentilmente nos repassou a sua receita para o Peixe Azul Marinho, prato típico do litoral Sul e Sudeste. Em seguida foi o repórter-cozinheiro Goulart de Andrade, que nos brindou com a receita do seu fettuccini com frutos do mar.

Em 2000 contratamos a chef Ana Lajus, nascida na Cataluña, região da Espanha, conhecida pela sua tradicional culinária à base de frutos do mar. Ela mudou-se para a Austrália em 2005, porém, deixou conosco o legado de suas receitas de paella, caldeirada de frutos do mar e do excepcional misto di mare grigliato, que rivaliza com os oferecidos pelos melhores restaurantes de frutos do mar do mundo.

Em 2006 contratamos o chef Vagner Aguiar, com a intenção de repaginar nosso cardápio, dando aos pratos uma linguagem contemporânea. Nessa ocasião foram também introduzidos novos pratos a base de carne e sobremesas imperdíveis.
À frente de toda essa afinada orquestra está a competente batuta de Carla Bagnoli, sócia do Manary e mestre-autodidata em gastronomia. Sua maestria tem origem em um aguçado talento natural: seu olfato, reconhecidamente excepcional.

Em março de 2006 nosso restaurante foi oficialmente aberto ao público local, que passou a ter acesso a ele, através de um pórtico de arquitetura monumental, construído especificamente com esse fim. Tendo obtido sucesso imediato, hoje nosso restaurante é freqüentado principalmente pelos natalenses, de origem ou adoção.

Em outubro de 2008 o Manary – Gastronomia & Arte foi aceito na prestigiada Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Passou então a fazer parte desse exclusivo grupo de 94 restaurantes, que no conjunto representam o que há de melhor na gastronomia do País.
O Manary é o primeiro restaurante de Natal a fazer parte dessa Associação e é hoje também o único do RN a ter conquistado esse destaque.O Manary criou uma a primeira receita para representá-lo perante a ARBL em 2009. Trata-se do Sirigado com mantinha de ervas, cuja receita é estampada de forma lúdica em um prato de cerâmica, que homenageia o Morro do Careca e a Praia de Ponta Negra onde o Manary se situa. Em 2010 o prato escolhido para representar o restaurante na ARBL foi Camarãos do Anjos.Em 2010 foi a vez do chef Fabio Taveira mostra seu talento, ele que já havia estado a frente de importantes restaurantes e programas de televião como o Reality Show “Super Chef” na Rede Globo, trouxe a nossa cozinha uma nova tecnologia, modernizando e introduzindo um novo conceito aos nossos pratos.

O novo menu contava com receitas em sua maioria inéditas. Criou o Prato da Boa Lembrança de 2011, o Peixe Escalado. Também novos serviços estão sendo desenvolvidos que oferecerá ao mercado, cardápios adicionais como , o cardápio de tapas, o beach bar e o novo portfólio para eventos.Tendo sido apresentada a “Gastronomia” do Manary, cabe agora explicar a “Arte”, incorporada ao nome do nosso Restaurante. Criada pelo renomado fotografo Eduardo Bagnoli, as paredes do Restaurante é uma galeria permanente de suas obras, todas retratando paisagens inusitadas do Nordeste, região que conhece e ama como poucos.